top of page

Websérie "AVOADOS" (2020)



Elaborado e executado na disciplina de Produção Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria, "AVOADOS" provém do desafio criativo de produzir materiais audiovisuais na publicidade e propaganda, para a comunicação com eficiência e eficácia por meio de linguagens audiovisuais, a fim de desenvolver atividades para seu domínio teórico e de seus processos técnicos e práticos.

Diante disso, resolvemos realizar uma produção audiovisual ficcional, de caráter humorístico e cunho publicitário e com o intuito de transmitir os valores da Facos Agência, agência experimental de propaganda da UFSM, tendo como temática uma perspectiva irreverente e satírica dos estereótipos ao entorno da publicidade, e suas atividades dentro da agência pelos estudantes que utilizam o espaço.




O título se deu pela alusão à figura criativa dos profissionais da área, muitas vezes dispersos em suas ideias, em confluência com a ansiedade em se tornar um publicitário em atuação. O roteiro tinha o objetivo a informalização da relação dos alunos com a agência, visto que o ambiente publicitário traz consigo estereótipos alinhados às interiorizações da realidade do campo, que definem posturas e condicionam a maneira como seus agentes atuam, em características como falas, posturas, modos de vestimenta e conjuntos de conhecimentos específicos, características que materializam seu “habitus”.


Portanto, a produção também contextualiza as mudanças nas práticas e habitus publicitários, oriundas, entre vários fatores, de uma movimentação crítica do ambiente de trabalho publicitário (refletida pelas expectativas, receios e preocupações das personagens) pela esfera da recepção.


Em relação aos objetivos e funções sociais do trabalho, a inspiração pela esfera da atividade humana das esquetes, gênero humorístico, ocorre por sua função de criticar e denunciar elementos do mundo social e também de possibilitar a liberação de pressões impostas pelas regras sociais a respeito de elementos de nossa vida social e psicológica. Em “AVOADOS”, esses objetivos são alcançados ao representar situações cuja característica central são a irreverência e a sátira sobre as inseguranças dos personagens em relação aos estereótipos publicitários encontrados em ambientes como agências. Nesse âmbito, houve esforço da dupla para a criação de desfechos inusitados para as situações, plot twists de teor cômico, ambicionando a produção de mensagens atrativas e de boa memorização, por meio da reviravolta da graça e da reflexão do público no contexto cômico, inspirados pela padronização da estrutura satírica-crítica da produtora de vídeos Porta dos Fundos. O trabalho mobilizou uma equipe de aproximadamente cinco pessoas (a dupla, o orientador, um voluntário e um servidor do laboratório), distribuídas nas respectivas funções: cinegrafista, diretor e técnico de áudio. Esse processo não ocorreu linearmente, pois trocamos funções e obtivemos o auxílio presencial dos professores, conforme disponibilidade. Inclui-se nesse processo os seis atores que se intercalam entre as sequências do produto. Em média, o tempo de produção foi de três turnos de quatro horas, contemplando também a preparação dos equipamentos, os erros de gravação e a repetição das cenas em diferentes ângulos. As estratégias de divulgação do vídeo se voltam às páginas do curso de Publicidade e Propaganda no Facebook e no Instagram, objetivando engajar discentes, egressos e ingressos, docentes, servidores, familiarizar calouros e calouras do curso e conquistar mais voluntários para a Facos Agência, pela representação e identificação dos estudantes com o enredo da série.






Comments


bottom of page